3 museus “diferentões” no Rio de Janeiro

Nem só de praia e botecos vive o Rio de Janeiro! A capital fluminense e sua vizinha Niterói abrigam museus bem diferentões, sejam em conceito ou arquitetura. Espaços com design bem conceito, ou um ambiente no meio de muito verde, esses museus já atraem só pelo lugar. Cada um deles têm uma proposta e vale conhecer todos.

Para te ajudar a escolher o melhor local para passear, listamos os três museus mais “diferentões” do RJ. Agora, pegue seu guia de arte e confira o que cada um deles têm a oferecer:

Museu do Amanhã


Indo na contramão do conceito que muita gente tem de museu, em que se tem “coisas” velhas, o Museu do Amanhã foca no futuro. O lugar é “um museu de ciências diferente (…) e oferece uma narrativa sobre como poderemos viver e moldar os próximos 50 anos”. Ao contrário de mostrar obras que foram feitas no passado e formaram a humanidade, o Amanhã foca no futuro e o que podemos fazer para melhorá-lo.

Onde fica: Praça Mauá, 1 – Centro. Rio de Janeiro
Visite do site.

Museu de Arte Contemporânea (MAC)

museu
Assinado por ninguém menos que Oscar Niemeyer, o MAC fica no Mirante de Boa Viagem, em Niterói. Com vista para Baía de Guanabara, o museu mais parece uma nave espacial. Dentro dele pode-se conferir a Coleção João Sattamini, um dos principais acervos de arte contemporânea do Brasil.

Onde fica: Mirante da Boa Viagem, s/nº – Boa Viagem, Niterói
Visite o site.

Instituto Moreira Salles (IMS)


Antes a residência da família Moreira Salles, a casa de arquitetura modernista assinada por Olavo Redig de Campos, hoje abriga o Instituto. Cada cômodo se transformou em um galeria para exposições e mostras audiovisuais. Ao ar livre, podemos aproveitar o jardim, planejado Roberto Burle Marx, que também impressiona além das obras artísticas. Todo ambiente envolto em verde nem parece localizado no meio do bairro da Gávea, mas sim num lugar afastado. O IMS também tem sede em Poço de Caldas e em São Paulo.

Onde fica: Rua Marquês de Sao Vicente, 476, Gávea. Rio de Janeiro.
Visite o site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *