Dando um break: 6 dicas para ter seu próprio tempo

Na vida moderna atribulada que levamos fica difícil pra gente encontrar tempo para cuidar de nós mesmos. É trabalho, estudos, relacionamentos, vida social e até a Netflix concorre por sua fatia nas nossas 24 horas… Tanta coisa ao mesmo tempo que parece missão impossível tomar um banho relaxante ou apenas parar e colocar a cabeça no lugar! Pensando nisso, listei seis ações que podemos adotar e cuidar de nós mesmo:

1 . Faça do banho seu momento. Nada de uma ducha rápida!

Escolha um dia da semana para tomar um banho relaxante e que pode demorar no mínimo meia hora. Você pode escolher uma hora antes de ir trabalhar (acordar mais cedo que todos da sua casa), no fim do dia (depois de um longo expediente) ou no fim de semana. Porém tire esse tempo para você. Deixe o celular do lado de fora do banheiro (ou utilize apenas para colocar uma música ambiente), escolha seus produtos de banho e tratamento favoritos e relaxe! Aproveite e faça tratamentos de beleza caseiros ou apenas curta a água caindo no corpo.

2 . Tome um bom café da manhã

Como já é sabido, uma alimentação equilibrada no início do dia garante uma boa disposição nas horas que se seguem. Que tal acordar mais cedo, fazer um bom café com direito a sucos e frutas (isso sozinho, sem companhias), antes de todo mundo levantar! Deixe de lado o smartphone, coma devagar e não pense nos problemas até acabar. Assim, você curte seus pensamentos e coloca as ideias no lugar.

3. Sem tempo de ler um livro?

Uma boa dica é ler no trajeto para o trabalho (no transporte público). Com leitores de ebooks ou no próprio celular, fica mais fácil atualizar a leitura. Aproveite filas, salas de espera e outros momentos de ócio para devorar seus livros. Se você vai para o trabalho de carro. Se problemas, baixe um audiobook e vá ouvindo no trajeto. Caso você não vá sozinho para o trabalho, tire uns minutos da hora do almoço pra ler pelo menos um capitulo. Vale também ler um capítulo (ou algumas páginas) por dia antes de dormir.

4. Arranje meia hora do seu dia para você

O dia de trabalho foi estressante e você precisa digerir algumas coisas? Precisa tomar uma decisão séria, mas ao chegar em casa tem que dar atenção pra família, companheiro(a) e/ou filhos? Que tal fazer um caminho um pouco maior pra voltar pra casa e assim ter tempo de pensar? Ou ainda, almoce sozinho e tire o resto do horário para dar uma volta e decidir as coisas pendentes.

5. Faça do horário de almoço um momento de contemplação

Não estou querendo dizer no sentido literal da meditação, mas sim aproveitar as refeições para comer (claro) e também focar nos seus próprios pensamentos. Se não tiver nenhum compromisso na hora do almoço, desmarque com os amigos e diga que vai “resolver questões pessoais”, pegue esse momento para almoçar sozinho e pensar na vida! Sem pressa, mastigue bem os alimentos e aproveite o horário livre para fazer planos para você. Você pode levar um fone para colocar uma música e criar um “ambiente calmo” até no lugar mais agitado.

6. Esvazie a mente antes de dormir!

Antes de dormir tenha em mente que durante o sono nada poderá ser resolvido. Eu sempre dormi muito preocupada e sonhava a noite com coisas que teria que resolver durante o dia. Porém, durante a noite é muito difícil que você consiga resolver qualquer coisa, pois quase tudo está fechado e não funciona. Para isso, mande por email todas suas pendências e comece a resolver logo após o banho do item 1 (lembre-se do banho relaxante!).

Claro que é muito difícil fazer isso todos os dias. Mas se você conseguir fazer pelo menos um deles, uma vez por semana, aos poucos, vai conseguir arranjar tempo para você. Não esqueça que gap na sua agenda podem também se tornar períodos para vocês focar em você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *