Chanel, Valentino, a moda e o poder das redes sociais

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chanel-cafe-outono-2015Vamos falar de moda? Já fazem alguns meses, se não anos desde a última vez que escrevi de moda (moda mesmo, não de celebridades fashion) aqui no blog. Por um tempo, fui jornalista desse tema e fiz cobertura de eventos e fashion weeks, mas uma hora cansou e meio que fui desistindo e até troquei de área. Mas nessa Paris Fashion Week, algo despertou e as culpadas disso foram a Chanel e a Valentino, pois criaram ações de marketing (isso mesmo) dentro de suas passarelas!

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Karl Lagerfeld sabe que já tem lugar (mais que) cativo no Olimpo da moda. O estilista conquistou e firmou seu espaço como uma das mais importantes mentes criativas do universo fashion e não cansa de surpreender. No desfile da coleção outono 2015 (tive que pesquisar porque não sei mais as temporadas de cabeça), as peças foram apresentadas em meio a um Café montando no Grand Palais, no lugar de uma passarela. isso não é novidade, pois a maison já fez apresentação dentro de um “mercado” e de um “shopping”, no lugar do clássico catwalk.

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As modelos, dentre elas Kendall Jenner e Cara Delevingne, passeavam pelo ambiente, sentavam no balcão, pediam cafés e tiravam selfies (tendências dos novos tempos e sempre presentes nas redes sociais)!! Mas e as roupas? Tudo muito Chanel! O preto e o branco imperavam, as camélias (velhas conhecidas) apareceram nos detalhes suaves com um perfume de anos 20 (note as saias com cinturas mais baixas).

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Usando o humor também, mas de maneira mais escrachada, a Valentino chamou para passarela os atores Owen Wilson e Ben Stiller. Os dois revivem seus personagens Hansel e Zoolander, modelos masculinos no filme “Zoolander”, de 2001, com continuação marcada para estrear em 2015. A dupla deu as caras (e bocas – lembre-se do biquinho do personagem principal) na apresentação. E a coleção, as roupas, bem… não prestei muita atenção a isso, mas o nome da marca deve ser trending topic nesse exato momento. Isso que eu chamo de ação transmídia, que usa canais diferentes para fazer uma comunicação maior. Nesse caso, a passarela da moda e o cinema se uniram.