Feminismo: as mulheres nas propagandas e na mídia

Venho por meio desse tentar me redimir de ser uma blogueira relapsa e ausente, mas faz tempo que não tenho mais inspiração para o meu blog. Vou tentar pelo menos manter essa chama acesa, nem que seja mensalmente. Pensando nisso, decidi fazer uma análise de algumas propagandas que tem a mulher como figura principal.

Antes de tudo, assista esse vídeo:

BLOOD from Jones+Tino on Vimeo.

O quê você sentiu? Te tocou de alguma maneira? Te fez refletir? Achou que era comercial de marca de roupas ou equipamento esportivos? E depois percebeu que era uma campanha de absorvente?

Perceba que o vídeo exalta a mulher em todas suas formas, que o sangue nos é normal e faz parte do nosso cotidiano, e que podemos lidar com ele. O filme é escuro com trilha dramática, mas sem caráter novelesco. São garotas kickass sem medo de ir além, de superar barreiras, vencer limites. Sem medo de sangrar!

Outro vídeo foi veiculado ontem, em outro contexto e outra campanha (assista até o final):

Confesso que no primeiro momento, eu achei legal. Mas depois, desconstruindo, analisando, achei bem bobo. Tipo, a Heineken quer se posicionar de maneira bem oposta a da campanha da Champions League de 2014, em que o vídeo dava pras mulheres “oportunidade” de uma promoção de sapatos pra elas “deixarem” os namorados em paz pra ver a final do campeonato. Não precisamos dizer que foi um tiro no sapato pé!

Agora, a marca de cerveja tenta se redimir, fazendo uma pegadinha com os homens, mais uma vez reafirmando o machismo deles, que preferem esconder a verdade das namoradas e, por fim, são vingados por elas. Novamente, a mulher não é a protagonista, é antagonista da história, e se o cara não “se comportar”, ela vai puní-lo por seus atos. A ideia é querer falar que a mulher também curte cerveja e futebol, mas no fim, ficou parecendo que elas queriam apenas mostrar pros caras que eles foram babacas e elas também seriam. Sei lá… não me representou!

marta-selecao-brasileira
E falando em mulher e futebol… Marta é a maior artilheira da Seleção Brasileira!! São 98 gols com a camisa amarela do Brasil.

comentário(s) via facebookComentário via blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *