Os erros da novela “Em Família”

| 0

A nova trama de Manoel Carlos, “Em Família“, veio para substituir o sucesso de “Amor à Vida”. Se na novela de Walcyr Carrasco nos deparamos com diversos problemas na construção história, na criação de Maneco não poderia ser diferente. A produção conta a vida de Helena desde o nascimento até a vida adulta, para isso a trama foi dividida três fases principais: a infância, a adolescência e a adulta. No entanto, essas mudanças de tempo foram muito rápidas e marcada por poucas mudanças no cenário e nos figurinos dos personagens, o que gerou uma confusão para os telespectadores.

helena-em-familia Julia Lemmertz, Bruna Marquezine e Julia Dalavia dão vida as três fases de Helena

Durante a adolescência da protagonista, que se passa no fim dos anos 80 e início dos 90, vemos uma caracterização atemporal. A personagem principal tem entre 17 e 18 anos e ainda estuda no colégio, no último ano, pois a formatura é apresentada na novela. Para quem prestou atenção um erro chamou bastante atenção. A personagem tem um pôster do seriado brasileiro confissões de adolescente, que estreou na televisão em 1994, só que história se passa no mínimo em 1989 – já que o julgamento de Laerte é em abril de 1990 e a formatura que foi uns meses antes provavelmente aconteceu no fim do ano.
quarto-helena-em-familia

quarto-helena-em-familia-2

Só que quem xingou o autor da novela por isso tem que direcionar sua crítica para o pessoal da cenografia. Além disso, muita gente ficou bem chateada com o fato de que as pessoas nos anos 80, na trama, não usavam roupas, nem cabelos condizentes com a época. Dessa vez, a responsabilidade é da equipe de caracterização e de figurino. Seria muito mais fácil de acompanhar as 29814974 3 fases da novela se houvesse uma mudança nos personagens.

Agora outra questão que tem gerado muita discussão são as idades dos personagens se comparados as idades reais dos atores. A licença poética está chegando a niveis delirantes na trama. Bruna Marquezine tem 18 anos na vida real e interpreta duas personagens nessa faixa etária, até aí ok! Mas quando a história pula para os tempos atuais, a protagonista é vivida por Julia Lemmertz, que na vida real tem 50 anos. Se somarmos a idade de Helena jovem, 18, com o salto no tempo de 24 anos temos uma personagem de 42 anos, oito a menos que a atriz. O problema começa quando calculamos as idades da outras personagem ao redor da principal.
helena-em-familia-paraquedas

mae-filha-em-familia

Na segunda fase, Chica, mãe de Helena, aparenta ter uns 30 anos, mas se ela tem uma filha de 18 dificilmente teve bebê com 12 anos. Se imaginarmos que Chica teve Helena com 20, quando a filha tinha 18, a mãe teria 38 anos. Até ok! Só que na terceira fase, a atriz que vive Chica é Natália do Vale, que tem 60 anos e pelos nossos cálculos, se Chica tinha 38 em 1990, no ano de 2014 ela tem 62, isso não seria uma problema. A questão é ela ser mãe da Julia Lemmertz! Não convence.

 

 

helena-em-familia-tia

Já Juliana, tia de Helena e interpretada Vanessa Gerbelli, é mais velha que Helena uns 8 ou 10 anos. Só que na vida real a diferença entre as atrizes é de 10 anos, mas de maneira contrária. Vanessa é mais nova que Julia uma década! O irmão do meio de Helena é vivido por Thiago Mendonça de 34 anos. A irmã mais nova da protagonista é Giovanna Antonelli de 37 anos. Ou seja, muitas idades confusas, trocadas e misturadas. Haja imaginação. Como diria Gloria Perez: “É preciso aprender a voar!”.